Elogiar

Você já reparou como a conversa flui de acordo com a sua capacidade de elogio?

O humor interfere diretamente numa boa conversa mas até o humor poder ser alterado com elogios.

A regra é simples e muito fácil de aprender.

SEJA SINCERO EM ELOGIAR.

Pode parecer complicado e até mesmo difícil para quem está começando mas eu vou explicar passo a passo.

  1. Todas as pessoas tem alguma qualidade que se destaca, pode ser os olhos, o sorriso, o cabelo bem cuidado, uma roupa nova, um adereço, uma bolsa, um sapato, a comida que cozeu, uma atitude altruísta, um chapéu, a cor do batom, o desenho da gravata.
  2. Elogie.

Simples não?

Agora a teoria.

Primeiro você olha para uma pessoa e observa o que mais lhe chama a atenção nela.

Pode ser o nariz afilado, as mãos delicadas ou até mesmo um anel extravagante.

Olhe esse detalhe com positividade, pense e fale sobre ele.

Pronto. Você acabou de formatar um elogio sobre um pequeno ponto que encontrou na outra pessoa.

A semana que passou eu estava com minhas compras numa caixa de supermercado e a pessoa que me atendia estava com uma cara de poucos amigos. No entanto usava um batom que lhe deixava os lábios aveludados e conferia uma beleza singular a seus traços faciais. Não tive dúvida e elogiei: QUE LINDO O SEU BATOM! DESTACOU A BELEZA DO SEU ROSTO! E imediatamente aquela moça ranzinza que havia sido rude com o cliente que foi atendido antes de mim mudou abriu um sorriso, ergueu os olhos, se recolocou na cadeira e passou a conversar comigo. Fiz uma pessoa feliz com um pouco de sinceridade.

Outro exemplo?

Sou enfermeira e a minha equipe sempre se destaca na instituição em que trabalho. Por que? Porque eu confio no desempenho de cada um, delego responsabilidade e acompanho os resultados. Dessa forma precavejo os possíveis erros e estou presente para elogiar os resultados e o empenho de cada funcionário. Daí uma equipe motivada e sem medo de errar. Afinal aprendemos com os erros.

 

Há muitos outros exemplos reais que poderia citar e deixar esse texto gigantesco.

Se houver necessidade eu citarei em outro momento.

Por hora pratica essa regra. Afinal mais simples que isso é impossível.

Na mas te.

Aneci Fernandes

 

Sobre anecir

Sou uma aquariana que adora viajar. Meu sonho é encontrar uma editora que publique meus livros e poder fazer chegar para as pessoas um pouco de paz.
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário